O docente da Faculdade Cásper Líbero, Alexander Maximilian Hilsenbeck, participou, entre os dias 22 de abril e 6 de maio, do seminário sobre Economia Digital do Brasil, ocorrido na China. A viagem teve como objetivo proporcionar uma experiência imersiva e promover discussões sobre como o país se firmou como uma potência global, social e tecnológica.
A convite do Ministro Conselheiro da Embaixada da China no Brasil, Ji Wei, a Faculdade Cásper Líbero compôs o seleto grupo de instituições de ensino superior escolhidas para participar deste intercâmbio cultural. Em um dos primeiros contatos da embaixada com a faculdade, Ji Wei expressou a sua admiração pela Cásper, destacando-a como líder em comunicação na América Latina. O ministro ainda ressaltou que ” A excelência da instituição na formação de profissionais de mídia e sua contribuição para a educação jornalística no Brasil são notáveis.”
Durante o programa, o professor Alexander e demais pesquisadores tiveram a oportunidade de frequentar aulas teóricas, para a compreensão do papel exercido pela economia digital na revolução tecnológica chinesa. Os seminários também foram marcados pela análise de infraestruturas de computação – como nuvem, Big Data e Inteligência Artificial (IA) – , relacionando a Era Digital aos setores comercial, de serviços e educacional, e discutindo como a educação pode se beneficiar desses avanços tecnológicos.
“O curso evidenciou que, mesmo diante da automação e das tecnologias de IA, a comunicação humana permanece essencial para mediação, negociação e construção de narrativas eficazes em ambientes digitais complexos.”, afirmou Maximilian, ao refletir sobre a comunicação como uma ferramenta estratégica e insubstituível. Essa e outras abordagens sobre o futuro da comunicação reforçam a importância da formação de profissionais capacitados, que saibam utilizar os mecanismos digitais como aliados, sem perder a visão crítica que garante o equilíbrio entre o social e o tecnológico.
Com o conhecimento adquirido, o professor trouxe projetos inovadores alinhados aos diferenciais da Faculdade Cásper Líbero. Além do ensino estratégico e valorizado no mercado, Alexander sugeriu novas ementas curriculares que podem destacar ainda mais a instituição no cenário global, como a adoção de metodologias ativas com simulações de estratégias de comunicação para empresas digitais ou políticas públicas voltadas à economia digital, além da criação de módulos focados em Inteligência Artificial, Big Data, algoritmos, entre outros.
A viagem ampliou as possibilidades de futuro para a Faculdade Cásper Líbero e seus estudantes,revelando-se uma parceria excepcional na troca cultural entre o Brasil e a China, visto que o aprendizado adquirido pelos pesquisados convidados também foi moldado pelo impacto da culinária, estética urbana e espiritualidade presentes no território chinês. Essa parceria marca apenas o início de uma nova era de aprendizados para a faculdade e os casperianos.