Cargo
Gerente de Marketing e Comunicação
Principais atividades
Elaborar e propor Planejamento Anual de Marketing Institucional, de forma alinhada ao Planejamento Estratégico da instituição, analisando e interpretando as tendências de mercado e o posicionamento da concorrência.
Conceber e elaborar/contratar campanhas de Marketing, bem como todo o material publicitário de apresentação e divulgação do hospital.
Elaborar e propor estratégias e planos de ação de comunicação interna e externa, definindo os veículos de comunicação e de mídia, bem como os públicos-alvo e o timing das ações.
Definir, desenvolver e implantar indicadores de performance, para mensurar os resultados da área no âmbito dos negócios da instituição;
Elaborar e garantir o cumprimento do orçamento, de forma alinhada ao planejamento, prevendo a necessidade de recursos e aquisições, contratações de serviços e demais despesas da área.
Garantir o pleno funcionamento de todas as ferramentas de marketing e comunicação, através do acompanhamento da performance das mesmas, identificando desvios e tomando ações corretivas para os ajustes necessários.
Responder pela comunicação dos produtos e da marca da instituição, definindo os padrões de texto e arte a serem utilizados na comunicação ao público externo, a fim de atingir o público com a qualidade requerida e esperada pelo mesmo, bem como consolidar a marca no mercado através da imagem.
Gerenciar as ações de Marketing, para posicionar o hospital como conector entre as partes de uma relação de negócios.
Gerenciar e liderar a equipe, planejando as atividades de marketing e comunicação, visando a divulgação e imagem da instituição e seus produtos, identificando novas áreas de atuação e segmentos de mercado e proporcionando condições favoráveis ao pleno desenvolvimento do trabalho.
Promover campanhas e ações de anúncios da marca, apresentando propostas de comunicação visual e conteúdo à diretoria, a fim de buscar apresentação da marca ao mercado alvo.
Interagir com as áreas clientes, parceiros e demais áreas da empresa, para obter sinergia e maximização de resultados, bem como para o planejamento de ações.
Definir os padrões de utilização de imagens da empresa, tais como logo e arte visual, bem como sua aplicação na forma de apresentação, a fim de manter o padrão pré-estabelecido pela diretoria.
Fazer cumprir a comunicação padrão na instituição, analisando todas as publicações, comunicações ao público, a fim de equalizar a imagem frente às metas de padrões e consolidação da marca no mercado.
Participar de campanhas e eventos junto às demais áreas da instituição, prestando assessoria na qualidade de comunicação visual e padrões de texto aplicados, visando a consolidação da marca no mercado.
Prestar assessoria técnica às demais áreas da instituição, suportando nas ações de divulgação de comunicados ao público alvo e mercado, e apresentando alternativas para melhorar a comunicação frente aos objetivos da instituição.
Gerir a presença digital da marca em sites, redes sociais, mídias online, aplicativos e e-mail marketing.
Gerenciar a equipe, planejando as atividades e estabelecendo metas e diretrizes, alocando recursos humanos e materiais necessários, acompanhando e/ou orientando seus colaboradores na execução das atividades, esclarecendo dúvidas e solucionando problemas.
Garantir o desenvolvimento de relatórios gerenciais, mediante a consolidação de informações diversas dos processos das áreas sob a sua responsabilidade, assinalando eventuais inconsistências, visando fornecer ao corpo diretivo os subsídios/informações necessárias à tomada de decisões.
Definir e garantir que os indicadores de performance (KPIs) e metas sejam implementados, analisando os resultados e promovendo a divulgação, bem como acompanhar sua evolução, determinando correções e revisões para melhorias nos processos e resultados.
Desenvolver e gerir pessoas para que estas estejam cientes do seu papel e importância no alcance dos objetivos institucionais;
Desenvolver outras atividades inerentes ao cargo ou a critério de seu superior imediato, desde que habilitado e estejam conforme o seu conhecimento e experiência.
Requisitos
Necessário curso superior completo em comunicação, marketing ou áreas afins.
Pós-Graduação completa em Comunicação, Marketing ou áreas afins.
Experiência anterior na função.
Área de atuação
Publicidade e Propaganda, Relações Públicas